Cultura de prevenção


Há momentos em que a única prioridade que devemos ter é a de ir a algum lugar onde possamos ficar sozinhos, aquietar-se e ouvir o som do próprio silêncio.
Costumo dizer que o século XXI traz, junto com todos os benefícios da tecnologia, o padrão dos 3 em 1. Observem ao redor, e me digam se a maioria das pessoas que vocês conhecem não exerce, pelo menos, três atividades principais? Vivemos tão atribulados, com tantas atividades, compromissos e obrigações que cuidar de nossa saúde ficou secundário.
Comer mal, dormir pouco, assumir mais tarefas do que podemos dar conta, ir ao médico somente quando já estamos doentes está se tornando cada vez mais normal.
Nosso corpo fala conosco o tempo todo, mas, como estamos sempre muito ocupados, não temos mais tempo de ouvi-lo. A doença é a pura manifestação desta surdez.
Encontrar tempo para cuidar da saúde é o mais sábio e inteligente que você pode fazer por você. O título deste blog é: COMO VOCÊ SE TRATA, QUANDO SE TRATA DE VOCÊ? Só está frase já dá um bom diálogo consigo mesmo, não é verdade?

Inverter a lista de prioridades é um ótimo começo para quem está muito esgotado. Coloque na sua programação diária, 5 minutos, e são apenas 5 minutos mesmo, de um bate papo consigo mesmo. Faça isso caminhando descontraidamente, indo ao trabalho ou logo depois do almoço. Procure se perguntar como vai sua relação com você. Há quanto tempo não faz alguma coisa que gosta muito? O que tem feito para mudar um hábito que você sabe que o prejudica? Já conseguiu perdoar aquela pessoa que o machucou há dez ou vinte anos? 

Depois de alguns dias reflita sobre todas as coisas que apareceram nestes pequenos diálogos e então, se dê algo de presente. Faça um jantar para você com aquele vinho que está guardado para um dia ser tomado com alguém ou em alguma ocasião especial. Crie essa ocasião neste momento, não espere mais. Comece a desenhar aquela viagem que vive em seus sonhos, mas que você nunca acreditou que pode concretizar. Vá a uma praça e entre na atmosfera da natureza, respire grande, ouça o som do lugar, abrace uma árvore e sinta a sua temperatura. Experimente colocar estas pequenas coisas em seu cotidiano com a intenção de dar mais brilho a sua vida.
Se conseguir ficar mais amigo de si mesmo, verá como se alimentar de maneira mais saudável e colocar um exercício físico no cotidiano o ajudará a dormir melhor e como tudo isto aumentará sua qualidade de vida naturalmente. Aí você estará se prevenindo de ficar doente.


"Há pessoas que fazem do Sol uma simples mancha amarela, mas há pessoas que fazem de uma simples mancha amarela, o próprio Sol", já dizia Picasso.



Mari Zingaro